Friday, November 7, 2008

Saindo da letargia

A inspiração não escolhe lugar, tempo ou contexto. Eu, como artista de blog que sou, sofro desse problema e é assim que o Caipirau entra em longos períodos de hibernção. Tal como este último.

Para quem lê o blog e não conhece o verdadeiro artista poderia pensar que eu tinha sido engolido pelas areias brasileiras. Não foi o caso, os restantes dias das viagens pelo Brasil ficam para outra altura. O que me traz aqui hoje, aquilo que me fez sair da hibernação, foi algo extraordinário. Foi a Politica.

E eventualmente pensam vocês que eu vou falar do preto escanzelado que finalmente conseguiu cumprir o sonho americano. Apesar de ser de assinalar a primeira vez que um preto magro chega ao poder nos Estados Unidos, eu venho falar de dois factos políticos quiçá de maior relevância e peso.

Facto 1. O Santana “Penteadinho” Lopes é candidato à Câmara de Lisboa. Ao contrário de TODOS os outros cargos que ocupou até ao momento, desta vez é para ficar. E não é para ficar só até ao fim, é para 2 mandatos. Sim! 8 anos porque ele é um homem de palavra. Portugal já pode rivalizar com a Itália na corrida pelos maiores despropósitos políticos. Que este senhor tenha a cara de pau para se apresentar à maior Câmara do pais é lá com ele. Que um partido relevante como o PSD o apoie já me parece mais triste. Minto, não é triste, é penoso. Mas o pior é que, talvez na única tirada com sentido do penteadinho, se ele não tivesse opções de ganhar não se teria feito tanto ruído, e aí está o maior problema. Que o penteadinho possa ganhar a Câmara de Lisboa é uma razão para eu continuar emigrado por vários anos. Pior que isso só a Sarah Palin a governar os Estados Unidos. Ou não...

Facto 2. Alguém mal intencionado pegou no orçamento de estado (imagino que na única cópia que o próprio PM ou o ministro das finanças guarda na mesinha de cabeceira) e mudou a lei de financiamento dos partidos para que estes pudessem lavar dinheiro à vontade em ano de eleições. Já não há respeito pelas figuras de Estado. É preciso ter lata para entrar no quarto do Sócrates a meio da noite, gamar a pen, mudar o orçamento e voltar a pôr a pen na mesinha de cabeceira. Obviamente, isto só pode ser feito porque o PM, dada a sua dedicação ao país, dorme profundamente durante as poucas horas de sono de que dispõe. Mas não é só o PM. Do comuna Jerónimo ao comandante Portas, ninguém abriu o bico. O Portas já se via a ressuscitar o famoso “Jacinto Leite Capelo Rego” a depositar os seus milhões em cash. O curioso, e isto vem a propósito do Facto nº1, é que se isto tivesse ocorrido no tempo do penteadinho a imprensa tinha-lha caído em cima (com razão). Porém, e não sei eu porque carga de água, com o Sócrates toda a gente toma a hóstia e diz Ámen quando o senhor vem dizer que foi um lapso.

Enfim, há alturas em que não tenho grande orgulho de ser tuga. Um desses momentos aconteceu recentemente quando vi o PM a vender computadores na cimeira Ibero-Americana. E poderia continuar mas acho que para primeiro post depois de tanto tempo isto já é suficiente. Estou de volta. Até breve.

No comments: