Saturday, November 29, 2008

Mission assigned: Uganda


© Lonely Planet

© Lonely Planet

Esta semana foi-me finalmente confirmado o meu projecto de Inverno. E como tal, passarei o mês de Janeiro inteirinho no Uganda, a trabalhar com a URI (Uganda Research Initiative), uma organização que financia investigação na luta contra a SIDA. Eu bem andei de olho num outro projecto, no Rwanda, com a Comissão Nacional de Luta contra a SIDA mas este acabou por ser abortado. De qualquer forma, este projecto tem uma pinta do catano e acho que vai dar para contribuir imenso.

O final de mês de Dezembro vai ser um teste à minha resistência ao jet lag, que eu tenho por excelente. No dia 29 de Dezembro saio do Porto com destino a San Francisco para passar o ano com a Japi. Como tenho o fuso a meu favor chego a San Francisco ainda no dia 29 depois de passar por Madrid e Miami. No dia 3 de Janeiro saio de San Francisco com destino ao Uganda, com passagem prévia pelo Dubai e vista aérea do sudoeste asiático. Aí o fuso já não me acompanha por aquela cena do Pacífico onde de repente estamos no dia seguinte sem darmos conta. A mesma cena que garantiu ao Phileas Fogg e ao Passepartout ganhar a aposta dos 80 dias à volta do mundo porque eles vinham ao contrário. E eu, com o meu regresso a Boston em Fevereiro farei a minha particular volta ao mundo em... 40 dias.

Mas bom, chegando ao Uganda assentarei arraiais em Mbarara, no sudoeste do Uganda na fronteira com o Rwanda. Parece que é uma região pobre onde vamos ter contacto directo com a população beneficiária da investigação da URI (ou seja, SIDA e malária predominantemente).

Obviamente nem tudo é trabalho e durante o tempo que passar no Uganda vou aproveitar para viajar pelas redondezas. Já temos planeado rafting no Nilo Victoria (uma das nascentes do Nilo), visitar os gorilas na fronteira com o Rwanda, ver a maior migração de animais selvagens do mundo na Tanzânia e talvez aproveitar a visita à Tanzânia para subir o Kilimanjaro. Veremos...

1 comment:

Margarida said...

Gosh! what an interesting life ;)