Friday, April 4, 2008

shekel! shekel! rrrrrrrrrrrrr!!!

O episódio mais caricato que tive em Tel Aviv aconteceu, como não, num táxi. Era hora de almoço e queríamos ir da praia para o centro. Tinham-nos dito que o melhor sítio de humus no mundo ficava em Yafa, o centro antigo de Tel Aviv que nada tem a ver com a cidade moderna cheia de torres de escritórios. Yafa é, na realidade, uma cidade mais asiática que europeia, tal como as pessoas que aí vivem.

Chamamos um táxi e dizemos para onde queremos ir. O Derek, que vai no lugar do morto, esforça-se por convencer o motorista a ligar o taxímetro que aqui ninguém é lorpa. A insistência parece irritar o motorista que então começa um monólogo
- I turn the meter on! Don't worry my friend. I turn the meter on and I take you to Gaza! Ha! Ha! Ha! I take you to Gaza, nice beaches in Gaza. You like the beach? So you like Gaza!
- Primaço faz lá as piadinhas que queiras mas começa a andar que estou a ficar com fome.
E pelo caminho o nosso motorista mostrou ser o mestre do telemóvel. Em 10 minutos conseguiu manter 6 conversas em paralelo. Para nós, ignorantes em hebraico, a coisa soava a:
- shekel! shekel! shekel!
E terminava as conversas com um sonoro 
- rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!
Como se fosse dizer "raios ta partam" mas sem sair do r. Gente doida!

1 comment:

Bad Girl said...

Portanto, a ver se percebo:
ou são os meninos soldado, ou são os senhores do aeroporto, ou os taxistas... aquela viagem foi um risco do princípio ao fim. Nem sei como não saíste de lá... circ.. tu sabes.
B3ijos