Friday, June 6, 2008

Como eu gosto da cultura brasileira

Entretanto continuo sentado à espera que o meu voo abra porque o voo anterior que está na mesma porta que o meu já vai pela 10ª última chamada. Mesmo assim ainda está gente a chegar e um caramelo da companhia aérea anda a correr pelo aeroporto a anunciar a última chamada tipo ardina. Olha, mais uma última chamada, a 11ª. O melhor é que são 11.40 e o voo sai às 10.30. Ah! E não está atrasado claro! Cheira-me que daqui o avião não sai enquanto houver malta no duty free. E continua a chegar gente cheia de saquinhos.

Eu devia saber isso quando hoje de manhã saí do hotel a correr com medo de perder o avião. O trânsito caótico de SP faz que qualquer viagem com tempo de marcado seja uma roleta. A probabilidade de chegar à hora prevista é extremamente baixa. Ontem para vir do aeroporto para SP (uns 40km em via rápida) demorámos 1h45. Belo. Quando ontem perguntei quanto tempo demorava a chegar do hotel a Guarulhos recebi uma resposta à brasileira:

- Entre 40 minutos e 1h30

Um intervalo razoável portanto. Claro que não vou ser eu o profeta da pontualidade pelo que hoje de manhã, apesar de querer sair às 9h30 do hotel, eram 10h e ainda estava a fechar malas. Corre para a recepção para fazer check-out e deixar os trambolhos e peço um táxi.

Enquanto espero pelo táxi o bagageiro vai metendo conversa:
- Então vai para o aeroporto?
- Vou. Saio para BA ao meio dia, vamos ver se não há muito trânsito senão ainda perco o avião.
- Meio dia? Relaxa! Vai dar tempo
- Quanto tempo daqui a Guarulhos?
- Depende do trânsito mas uma meia hora se não estiver mau.
- E como é que costuma estar a esta hora?
- 10h sexta é complicado. Sexta é sempre muito complicado
- Então meia hora é grupo. Vai ser mais 1h
- É se calhar. Mas relaxa que o táxi está chegando. Vai tomar café da manhã?
- Perdão? Quanto tempo vai demorar o táxi?
- O táxi está chegando mas vai descansado que eu digo para ele esperar
- Acho que se tomo café perco o avião
- Não! Voo sempre sai atrasado.

E eu fui tomar o café da manhã. Na realidade, o trânsito não estava tão mau como ele dizia e demorámos 40 minutos a chegar ao aeroporto. E apesar de o voo não parecer estar atrasado (se houver tantas últimas chamadas como no anterior estamos lixados), sempre é possível chegar em cima e pedir um tratamento especial para despachar a coisa mais rapidamente.
É o Brasil no seu melhor. Gosto disto.

No comments: